O tofu é um alimento delicioso altamente nutritivo, rico em proteínas, feito da coalhada do leite de soja. De cor bege, é normalmente vendido em blocos retangulares.
O Tofu:
- Tem poucas calorias.
- Tem tanto cálcio, peso por peso, como o leite.
- Rico em ferro (tanto quanto um bife de fígado ou 4 ovos).
- A proteína é de “qualidade”, tanto quanto 1 bife de vaca,
hambúrguer, copo e meio de leite, 2 ovos, e tem MENOS gordura
do que todos estes.
- Ao contrário de muita proteína animal, tofu cozinhado é facíl de
digerir.
- Tofu tem todos os 8 Aminoácidos
- O consumo de apenas 100g de tofu por mês oferece às mulheres
benefícios de prevenção do cancro da mama
Agar Agar - Benefícios
Agar é uma palavra malaia que quer dizer gelatina. Na verdade, a agar agar não é apenas uma alga, mas o extracto de vários (cerca de 8) tipos de algas marinhas da espécie agarófita. Existem, por isso, diversos tipos de agar, de acordo com a alga de onde são extraídos. A agar mais consumida entre nós é extraída da alga gelídium sesquipedale que é uma das agar mais conceituada em todo o mundo.
Este extracto tem um poder gelificante cerca de 10 vezes superior ao das gelatinas animais.
É a “alga com mais baixo teor de calorias, mas apresenta um alto teor de vitaminas (A, B1, B2, C e D) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, iodo, silício, zinco, bromo e selénio), sendo utilizada para combater estados de fraqueza física ou reduzir o colesterol. É também indicada para combater a obstipação e favorecer a eliminação de toxinas por via intestinal.
Uso culinário - é uma gelatina que ajuda a melhorar a textura dos pratos e alimentos, substituindo a gelatina de origem animal. É comercializada sob a forma de tiras ou pedaços, flocos ou em pó. Utilizada na preparação de pudins, gelados, tartes, compotas, xaropes, molhos, maioneses e recheios.
Pode ser comprada em Ervanárias, ou lojas de produtos naturais, como a maioria dos alimentos falados neste blog.
Pode ser comprada em Ervanárias, ou lojas de produtos naturais, como a maioria dos alimentos falados neste blog.
A quinoa tem um sabor suave e uma textura fofa, leve e macia, semelhante à do cuscuz. A cor varia do amarelo pálido ao preto, vermelho e castanho.
Disponível sob a forma de grão, farinha, massa e cereal, esta é uma semente da qual se conhecem mais de oito mil variedades.
Pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro.
A quinoa oferece cerca de 18 por cento de proteína, um valor superior ao de outros cereais, algumas variedades chegam a conter mais de 20 por cento.
Este cereal é uma fonte completa de proteína, reunindo os oito aminoácidos essenciais, sobretudo metionina, cistina e lisina, cuja porção é o dobro da da aveia, o triplo da do milho e cinco vezes superior à do trigo.
É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo. Pobre em gordura (contém cerca de 10 por cento), é rica em hidratos de carbono, cerca de 72 por cento, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois oferece pouco glúten.
A quinoa pode ser ingerida ao pequeno-almoço, em substituição dos cereais habituais, ou mesmo às refeições principais, integrada em sopas, saladas, acompanhamentos (cozida como o arroz ou na forma de puré) ou sobremesas. Antes de a confecionar, deve lavar bem as sementes para remover qualquer resíduo de resina natural (saponina) que permaneça. Não se surpreenda se fizer espuma ao enxaguar. Antes de cozinhar, o ideal é torrar as sementes numa frigideira seca, durante cinco minutos – torná-las-á mais saborosas. Depois, é só confeccionar.
Os benefícios nutricionais deste cereal:
Ácido fólico
Indispensável para a formação de glóbulos vermelhos e para o sistema nervoso.
Magnésio
Contribui para a formação de músculos, ossos fortes e dentes saudáveis.
Ferro
Participa na formação de glóbulos vermelhos.
Fósforo
Envolvido na formação de músculos e ossos fortes.
Zinco
Necessário para a reparação dos tecidos, sistema reprodutivo e imunitário.
Cobre
Participa na produção de energia e na síntese da hormona adrenalina.
Magnésio
Determinante para a estrutura óssea normal.
Potássio
Importante para manter a pressão arterial equilibrada.
Vitaminas do complexo B
Aliadas do sistema nervoso, digestivo, cardiovascular e da pele.
Gengibre - Benefícios e Propriedades
20 Benefícios do Gengibre:
- Ajuda a desintoxicar o organismo
- Ajuda a emagrecer
- Ajuda a combater a diarreia
- Ajuda a combater a falta de apetite
- Ajuda a combater enjoos e náuseas
- Ajuda a aliviar as cólicas menstruais
- Ajuda a combater as gripes e constipações
- Ajuda a combater o cancro
- Ajuda a combater a gripe e a asma
- Ajuda a combater a impotência (afrodisíaco)
- Ajuda a combater o envelhecimento precoce
- Ajuda a aliviar e a combater as dores de cabeça
- Ajuda a combater os gases intestinais (flatulência)
- Ajuda a combater a vontade de vomitar (vómitos)
- Ajuda a melhor a circulação sanguínea (anti-coagulante)
- Ajuda a combater a dor de estômago e facilita a digestão
- Ajuda a combater as dores nas articulações (reumatismo)
- Ajuda a combater a congestão do peito e a congestão nasal
- Ajuda a combater doenças do sistema nervoso (ex: depressão)
10 Propriedades do Gengibre:
- Bactericida
- Anti-coagulante
- Anti-depressivo
- Anti-inflamatório
- Descongestionante
- Expectorante
- Desintoxicante
- Termogénico (acelera o metabolismo, queima calorias, favorece o emagrecimento)
- Antioxidante
- Afrodisíaco
O gengibre deve ser consumido fresco, cru”, pois quando é exposto ao calor, a ação benéfica dele deixa de existir. Uma boa opção é ralar um pedaço gengibre e colocar na salada, ou mesmo na salada de frutas. Também é uma alternativa batê-lo com sucos.
Contudo, também é preciso cautela. “Tudo tem que ter equilíbrio, quem come demais o alimento sente fortes incómodos no estômago. O ideal são dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente, o que dá por volta de 2 colheres de chá do gengibre ralado”.
As nozes têm inúmeros benefícios. Elas fazem-nos muita falta porque ajudam a reduzir o colesterol e aumentam a nossa concentração, evitando assim muitas doenças.
Não é por acaso que a noz se assemelha a um cérebro.
Muitas pessoas tendem a pensar nas calorias que elas contêm, o que muitas vezes obscurece os benefícios para a nossa saúde. Basta ingerir 3 a 5 nozes por dia.
- Fornecem quantidades significativas de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, minerais e aminoácidos essenciais, por exemplo, óleos como o ómega-3 ou lecitina.
- Melhoram a circulação e a produção de glóbulos vermelhos.
- São benéficas para o sistema nervoso e a atividade intelectual, pois ajudam-nos a melhorar a nossa concentração e para prevenir a osteoporose devido a serem ricas em cálcio.
- É importante salientar também a importância das nozes como antioxidantes, portanto ajudam o organismo a defender-se de doenças como o cancro.
- São muito benéficas para combater o envelhecimento celular e as doenças neurodegenerativas, sendo excelentes aliadas contra o Alzheimer, devido às suas propriedades antioxidantes , em ómega 3 e ácido alfa-linoleico. Há que ter em conta que as últimas investigações realizadas refletem que as nozes são ótimas para ajudar a combater o stress oxidativo das células e da inflamação, que são fatores que conduzem a doença de Alzheimer.
- Se você pratica desporto, os benefícios das nozes são ainda maiores. Ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico. Quem está de dieta para emagrecer também não precisa de se preocupar com as nozes devido às suas calorias. Elas são muito saciantes e não fazem ninguém passar fome. De qualquer das maneiras, nestes casos, não convém ingerir mais de três por dia.
- Ajuda a prevenir e combater problemas sexuais (tais como a impotência e a esterilidade)
- São também muito benéficas para aliviar o síndroma pré-menstrual e durante a menopausa.
Uma das principais características da noz-moscada é a sua utilidade para estimular o cérebro. Proporciona o alívio do stress e dá também energia para as atividades mentais. Pode aumentar a concentração, uma vez que se destina a melhorar a circulação do sangue para o cérebro.
No entanto, certifique-se de tomar uma quantidade muito pequena, pois em excesso pode causar delírio. Noz-moscada prova ser um excelente tónico para o sistema cardiovascular, pois aumenta a circulação do sangue e estimula as funções do coração.
O óleo de noz-moscada é um ótimo tónico para o fígado, pois pode remover as toxinas contidas nele. É útil no tratamento de infecções renais e também dissolve as pedras nos rins. Pesquisas mostram que a noz-moscada pode ajudar na insónia. Aumenta o nível de serotonina, o que por sua vez ajuda a relaxar. Podemos incorporá-lo no chá, café, ou podemos mesmo polvilhar algumas sementes nas sobremesas.
Óleo de noz-moscada é útil no tratamento de mau hálito. É também de natureza anti-séptico e ajuda nos problemas de gengiva ou dentes. É por causa desta propriedade que o óleo ainda é usado em muitos tipos de pasta de dentes.Se estiver a sofrer de problemas dentários, incorpore a noz-moscada na sua dieta.
Noz-moscada é um excelente afrodisíaco.
O consumo de couve-flor previne vários tipos de cancro, como por exemplo o cancro da bexiga, cancro da mama, cancro do cólon, da próstata e dos ovários. Esta associação pode ser feita uma vez que os nutrientes fornecidos pela couve-flor parecem ter certas propriedades que previnem o desenvolvimento deste tipo de patologia.
- Propriedade de desintoxicação – Diariamente estamos expostos a toxinas indesejáveis, quer seja através do nosso estilo de vida ou escolhas alimentares, colocando o nosso organismo em maior risco. Os antioxidantes e os fitonutrientes que podem ser encontrados na couve-flor podem auxiliar a ativação e a regulação de enzimas responsáveis pela desintoxicação do organismo, protegendo-o destas toxinas.
- Propriedades antioxidantes – Sendo uma excelente fonte de vitamina C e de magnésio, a couve-flor fornece antioxidantes importantes ao nosso organismo, ajudando a diminuir o risco de stress oxidativo das nossas células e consequentemente o risco de cancro.
- Propriedades anti-inflamatórias – Ao conter quantidades avantajadas de vitamina K, a couve-flor possui propriedades anti-inflamatórias. A vitamina K atua como reguladora da resposta inflamatória, podendo prevenir o desenvolvimento de cancro e de doenças cardiovasculares.
Para além destas propriedades, a couve-flor contém boas quantidades de fibra alimentar, fornecendo assim, benefícios a nível do sistema digestivo.
Brócolos - Benefícios
Os principais benefícios dos brócolos na saúde são os seguintes:
- Ajudam a combater e prevenir o cancro
- Tornam o sistema imunológico mais forte – fazendo com que o organismo esteja menos propenso a doenças ou ataques de agentes externos como baterias, vírus e outros males
- Previnem e combatem as doenças cardíacas
- São óptimos para os diabetes
- Ajudam a regular a pressão arterial
- Ajudam a combater gripes e constipações
- Aumentam os níveis de testosterona nos homens
- São uma excelente fonte de proteína magra
- São óptimos para a saúde óssea
- Ajudam na formação do feto durante a gravidez
Vitaminas
|
Os brócolos são ricos nas seguintes vitaminas:
Vitamina C – por isso são óptimos na prevenção e combate a gripes e constipações
Vitamina K – que agem sobre o organismo ajudando a prevenir e combater a osteoporose
Vitamina B6 – um dos responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas
|
Minerais
|
Os brócolos são ricos nos seguintes minerais que ajudam no funcionamento saudável do organismo e também ajudam na prevenção de várias doenças.
Cálcio – que em auxílio com a vitamina K ajudam a combater e evitar a osteoporose e também contribuem para a boa saúde dos ossos
Zinco e o Selénio – que desempenham um papel único no fortalecimento do sistema imunológico
Potássio e Magnésio – que acompanhados do cálcio ajudam no regulamento da pressão sanguínea
|
Outros elementos dos brócolos que trazem benefícios a saúde
|
Os brócolos são ricos em vários outros elementos que junto com as vitaminas e minerais desempenham um papel muito importante no nosso organismo. Esses elementos são:
Fibras – os brócolos possuem muita fibra na sua composição, facto que ajuda a reduzir o nível de insulina e açúcar no organismo
Betacarotenos – a grande quantidade de betacarotenos contidos nos brócolos junto com os outros elementos acima mencionados ajudam a fortalecer o sistema imunológico
Luteína e Folato – que ambos auxiliam o combate e prevenção de doenças cardíacas
Ácido fólico – que ajuda na formação do feto
|
Os benefícios do mel envolvem o fortalecimento do sistema imunitário, auxiliar o processo de digestão e também atuar no funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais.
O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais, como o potássio e o magnésio, que são importantes para a saúde. O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.
O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.
O principal benefício do mel para a saúde é melhorar a resistência do organismo às gripes e cvonstipações, por exemplo, porque o mel combate os micróbios e é anti-séptico. Assim, o mel é indicado para:
- Prisão de ventre - pois ajuda o intestino a se movimentar
- Má-digestão e úlceras gástricas - porque tem enzimas que facilitam a digestão
- Bronquite, asma e dor de garganta - pelas suas características anti-sépticas
O substrato produzido pelas abelhas apresenta ainda ação antioxidante, que promove maior proteção ao organismo contra os danos causados pela formação diária de radicais livres. Os polifenois são as substâncias responsáveis por essas propriedades: quanto mais escuro o mel, maior a quantidade de polifenois e melhor seu poder antioxidante. Os principais são os flavonoides (como aquercetina, luteolina, kaempferol, apigenina, crisina e galangina) e ácidos fenólicos. Estas substâncias combatem os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim previnem o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras.
É importante também saber que o mel não é apropriado para crianças de menos de 3 anos de idade por causa do perigo de botulismo causado por contaminação, nem aconselhado para diabéticos, devido ao alto teor em carboidratos, como sacarose.
Os benefícios do mel com canela são auxiliar na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
Os benefícios do mel com limão são prevenir o aparecimento de gripes e constipações, pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.
Banana - Benefícios
A banana é uma fruta extremamente benéfica para a nossa saúde e um autêntico alimento para atletas.
Esta fruta contêm 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, o que a faz ser uma grande fonte de energia. Ainda tem um alto teor de cálcio e potássio, o que ajuda na prevenção de cãibras e dores musculares. Mas os benefícios da banana não se ficam por aqui:
- É óptima para combater a insónia e a depressão, porque contém triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, para produzir a serotonina, substância que aumenta o humor e que é importante na regulação do sono. Alimento ideal para comer à noite.
- É boa para emagrecer, porque o mesmo aminoácido triptofano faz prolongar a sensação de saciedade. Alimento ideal para comer depois das refeições.
- É boa para acalmar o sistema nervoso, por ser rica em Vitamina B.
- É uma boa arma contra anemia, por ser rica em ferro, o que faz com que a produção de hemoglobina no sangue seja estimulada.
- É a fruta ideal para combater a pressão arterial alta, porque baixa a quantidade de sódio do nosso organismo.
- Ajuda a equilibrar o intestino, por ser rica em fibras.
- É boa para aliviar a azia, porque têm um efeito anti-ácido natural no organismo
- A banana também ajuda as pessoas que estão a tentar deixar de fumar. As vitamina B6 e B12 que esta contém, juntamente com o potássio e o magnésio, ajudam a recuperar dos efeitos causados pela falta da nicotina.
Canela - Propriedades - Benefícios
A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, tendo acção revigorante sobre o organismo. Sempre foi utilizada para combater vários problemas gastro-intestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais.
Aquece o organismo, sendo muito útil para tratar gripes, constipações e febres, é antibacteriana das vias respiratórias, ajudando a aliviar alguns tipos de asma, afrodísiaco, antiespasmódico, muito aconselhado no tratamento de dores menstruais, dores de cabeça, vómitos, mau hálito, pés e mãos frias. É ainda antifúngico, sendo recomendada no tratamento da candidíase.
Investigações recentes comprovaram que a canela ajuda a baixar o açúcar no sangue sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2. Na Índia era recomendado como anti-conceptivo feminino. O óleo essencial tem propriedades anti-fúngicas e anestésicas, sendo eficaz em massagens
diluído num óleo base para dores reumáticas, arterite e dores musculares.
Investigações recentes comprovaram que a canela ajuda a baixar o açúcar no sangue sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2. Na Índia era recomendado como anti-conceptivo feminino. O óleo essencial tem propriedades anti-fúngicas e anestésicas, sendo eficaz em massagens
diluído num óleo base para dores reumáticas, arterite e dores musculares.
Contra indicações
O uso de canela não é recomendado a grávidas por ser umestimulante uterino. O óleo essencial pode causar dermatite de contacto, irritação das mucosas ou reacções alérgicas.
Castanha do Pará - Benefícios
A castanha-do-pará é uma fruta típica do norte do Brasil. Possui um alto valor protéico e calórico, além de
ser rica em selénio, substância que reduz o risco de cancros como o de
pulmão e de próstata, e combate os radicais livres, agindo contra o
envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da
tiróide.
São ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de
reduzir os níveis do colesterol "mau" do sangue (LDL) e aumentar o
colesterol "bom" (HDL), as oleaginosas ajudam, por exemplo, a impedir o
desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e dão sensação
de saciedade.
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida.
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida.
Ajuda a evitar a propagação do cancror além de diminuir a sua incidência.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação das hormonas da tiróide e é um poderoso antioxidante.
A castanha-do-pará contém minerais considerados importantes para o organismo humano, entre eles o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, o zinco, o manganês e o cobre.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação das hormonas da tiróide e é um poderoso antioxidante.
A castanha-do-pará contém minerais considerados importantes para o organismo humano, entre eles o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, o zinco, o manganês e o cobre.
Passo a inumerar alguns dos benefícios da castanha-do-pará:
1- Combate ao envelhecimento celular
2- Promove uma vida longa e saudável
3- Desintoxica o organismo de metais pesados
4 – Pode elevar em 65% o teor de selénio no organismo
5 – Produto totalmente orgânico
6 – Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade
como o Alzheimer
7 – Melhora o funcionamento da Tiróide
8 – Ajuda a evitar a propagação do cancro além de diminuir a sua
incidência
.
9 – Melhora o sistema imunológico
9 – Melhora o sistema imunológico
10 – Reduz os níveis do colesterol "mau" do sangue
Flocos de Aveia - Benefícios
A aveia é um cereal bastante nutritivo e benéfico para a saúde. É rica em minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, além de vitaminas B1, B2, B3 e E. A aveia contem também fibras solúveis e insolúveis. As primeiras actuam contra o colesterol, limpando as artérias e as segundas ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo.
Além destes benefícios à saúde, é igualmente eficaz: na saúde cardíaca (ao nível do controlo do colesterol “mau” - LDL), no controlo da pressão arterial e da glicemia (açúcar no sangre), em diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, na gestão do peso por proporcionar sensação de saciedade durante mais tempo, no combate aos distúrbios do sono e ainda estimula a produção de fibras elásticas e colagénio, prevenindo o envelhecimento, bem como melhoria na aparência da pele e dos cabelos.
Alimento altamente energético, a aveia pode ser utilizado de várias formas: em papas solúveis na água ou leite; em batidos com frutos e vegetais, na sopa, em pães, bolos, massas, panquecas, como acompanhamento de frutas, resumindo, existem inúmeras receitas e opções em que pode ser adicionada.
O ideal é consumir duas colheres de sopa de aveia por dia para obter seus benefícios. Facilmente pode ser encontrada à venda, em flocos, grãos e farinha.
Pessoas com intolerância ao glúten devem evitar o consumo de aveia.
Sementes de Sésamo - Benefícios
O sésamo, entre outros benefícios, contribui para regularizar as gorduras no sangue, ajuda no combate à hipertensão arterial, no cancro, na inflamação e aumenta o poder antioxidante do corpo e a biodisponibilidade da vitamina E.
Esta semente versátil é usada por diversas culturas através do mundo, apesar disso, muitas pessoas desconhecem as suas saudáveis qualidades. Pesquisas recentes focam nas ligninas especiais encontradas em abundancia no sésamo. As ligninas são fibras benéficas que são altamente eficazes em reduzir os níveis de gordura do sangue, controlar a pressão arterial, combater inflamação e cancro, alavancar o poder antioxidante do corpo e aumentar a biodisponibilidade da vitamina E.
As crescentes evidências revelam o grande poder desta pequenina semente no combate das prevalentes doenças do mundo actual e dá-nos inúmeras razões para adicioná-la na nossa dieta quotidiana.
Que outras vantagens possui esta rica sementinha?
Como utilizá-la?
Rica em Lecitina: gordura que é essencial ao tecido nervoso e acção benéfica nas glândulas sexuais;
Fonte de boas proteínas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial);
Auxilia na manutenção do peso saudável pelo seu alto teor de fibras solúveis (facilita o trânsito intestinal, activa o metabolismo e favorece a saciedade);
Alto poder antioxidante, reduz processos inflamatórios e é anticarcinogénica: vitaminas: especialmente a E, vitaminas do complexo B e minerais como: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e manganês.
As sementes de sésamo podem ser adicionadas ao natural em iogurtes, cereais, saladas, sopas, massas, arroz e também cozida em pães, por cima dos bolos, quiches e tartes salgadas e doces. Farofas, húmus e cuscuz. Com um sabor “amendoado” pode usar a sua criatividade para enriquecer qualquer preparação e até mesmo deixar um “toque especial” nos pratos comuns do dia-a-dia. Ela possui 2 tipos de cores, uma clara e outra escura, a desempenhar as mesmas propriedades. A cor é atribuída de acordo com a dificuldade ao nascer, como um processo de adaptação.
As sementes de sésamo podem ser adicionadas ao natural em iogurtes, cereais, saladas, sopas, massas, arroz e também cozida em pães, por cima dos bolos, quiches e tartes salgadas e doces. Farofas, húmus e cuscuz. Com um sabor “amendoado” pode usar a sua criatividade para enriquecer qualquer preparação e até mesmo deixar um “toque especial” nos pratos comuns do dia-a-dia. Ela possui 2 tipos de cores, uma clara e outra escura, a desempenhar as mesmas propriedades. A cor é atribuída de acordo com a dificuldade ao nascer, como um processo de adaptação.
VALORES NUTRICIONAIS DAS SEMENTES DE SÉSAMO por 100 g.
Princípio
|
Valor nutricional
|
Percentual de RDA
|
Energia
|
573 Kcal
|
29%
|
Hidratos de Carbono
|
23,45 g
|
18%
|
Proteína
|
17,73 g
|
32%
|
Gordura total
|
49,67 g
|
166%
|
Colesterol
|
0 mg
|
0%
|
Fibra alimentar
|
11,8 g
|
31%
|
Vitaminas
| ||
B9 - Ácido Fólico
|
97 mcg
|
25%
|
B3 - Niacina
|
4,515 mg
|
28%
|
B 5 - O ácido pantoténico
|
0,050 mg
|
1%
|
B6 - Piridoxina
|
0,790 mg
|
61%
|
B2 - Riboflavina
|
0,247 mg
|
19%
|
B1 - Tiamina
|
0,791 mg
|
66%
|
A vitamina A
|
9 UI
|
<1%
|
A vitamina C
|
0
|
0%
|
A vitamina E
|
0,25 mg
|
2%
|
Eletrólitos
| ||
Sódio
|
11 mg
|
1%
|
Potássio
|
468 mg
|
10%
|
Minerais
| ||
Cálcio
|
975 mg
|
98%
|
Cobre
|
4,082 mg
|
453%
|
Ferro
|
14,55 mg
|
182%
|
Magnésio
|
351 mg
|
88%
|
Manganês
|
2,460 mg
|
107%
|
Fósforo
|
629 mg
|
90%
|
Selénio
|
34,4 mcg
|
62,5%
|
Zinco
|
7,75 mg
|
70%
|
Fito-nutrientes
| ||
ß-caroteno
|
5 mcg
|
-
|
Crypto-xanthin-ß
|
0 mcg
|
-
|
A luteína-zeaxantina
|
0 mcg
|
-
|
Geleia de Arroz - Adoçante Natural
A Geleia de Arroz é um doce não refinado, resulta da germinação do arroz e de uma fermentação enzimática. Apresenta um grande teor de hidratos de carbono complexos, que são absorvidos lentamente, o que proporciona saciedade. Evita a acidez no estômago e a descalsificação nos ossos. Pode ser usada como adoçante em bolos, bolachas, sobremesas e bebidas quentes.
Normalmente utilizo geleia de arroz da marca provida e compro numa ervanária, mas existem outras marcas e já começam a surgir nos hipermercados.
Modo de utilização
Utilizar em doçaria e pastelaria natural, em biscoitos, bolachas, para adoçar os cereais do pequeno-almoço, iogurtes, chá, café, bebidas, etc.
Valor Energético | 393,7kcal ... 1672,6kj |
Proteínas | 1,3g |
Hidratos de Carbono (Totais) dos quais: Maltose |
96g
17g
|
Lípidos | 6,5g |
O leite de aveia é melhor que o leite de soja a nível nutricional (só não contém isoflavonas) e melhor do que o leite de vaca (como podem confirmar na análise nutricional mais abaixo), muito saboroso.
O leite de aveia é uma saborosa e nutritiva alternativa ao leite de vaca, sendo também uma excelente opção para as pessoas intolerantes à soja.
Já se pode comprar leite de aveia nos hipermercados, mas se preferimos ingerir alimentos biológicos o melhor será comprar nas ervanárias, ou até fazer o leite de aveia em casa, um dia publicarei a receita para fazer o seu próprio leite de aveia.
Já se pode comprar leite de aveia nos hipermercados, mas se preferimos ingerir alimentos biológicos o melhor será comprar nas ervanárias, ou até fazer o leite de aveia em casa, um dia publicarei a receita para fazer o seu próprio leite de aveia.
Benefícios para a saúde do leite de aveia O leite de aveia é rico em fibra, é isento de colesterol e lactose, e contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais.
A aveia é também rica em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares.
A aveia é também rica em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares.
Análise nutricional da aveia (por 100g):
Energia: 384 kcal
Proteínas: 16 g
Total de gorduras – 6,3 g
Hidratos de carbono: 67 g
Fibra: 9,8 g
Cálcio: 52 mg
Ferro: 4,2 mg
Magnésio: 148 mg
Fósforo: 474 mg
Potássio: 350 mg
Sódio: 4 mg
Zinco: 3,07 mg
Cobre: 0,343 mg
Manganês: 3,630 mg
Selénio: 34 mcg
Vitamina B1 (tiamina): 0,730 mg
Vitamina B2 (riboflavina): 0,140 mg
Vitamina B3 (niacina): 0,780 mg
Vitamina B5 (ácido pantoténico): 01,245 mg
Vitamina B6: 0,120 mg
Vitamina E: 0,700 mg
Vitamina K: 3,2 mcg
Energia: 384 kcal
Proteínas: 16 g
Total de gorduras – 6,3 g
Hidratos de carbono: 67 g
Fibra: 9,8 g
Cálcio: 52 mg
Ferro: 4,2 mg
Magnésio: 148 mg
Fósforo: 474 mg
Potássio: 350 mg
Sódio: 4 mg
Zinco: 3,07 mg
Cobre: 0,343 mg
Manganês: 3,630 mg
Selénio: 34 mcg
Vitamina B1 (tiamina): 0,730 mg
Vitamina B2 (riboflavina): 0,140 mg
Vitamina B3 (niacina): 0,780 mg
Vitamina B5 (ácido pantoténico): 01,245 mg
Vitamina B6: 0,120 mg
Vitamina E: 0,700 mg
Vitamina K: 3,2 mcg
para comparação:
Análise nutricional do leite de soja (por 100g):
Energia: 38 kcal
Proteínas: 3,5 g
Total de gorduras – 3,5 g
Gorduras saturadas: 0,25 g
Gorduras monosaturadas: 0,375 g
Gorduras polisaturadas: 0,60 g
Hidratos de carbono: 2,5 g
Fibra: 1,5 mg
Isoflavonas: 10 mg
Cálcio: 4,5 mg
Ferro: 0,75 mg
Magnésio: 22 mg
Fósforo: 55 mg
Potássio: 160 mg
Sódio: 14 mg
Zinco: 0,25mg
Cobre: 0,14 mg
Manganês: 0,2 mg
Selénio: 1,5 mcg
Vitamina B1 (tiamina): 0,17 mg
Vitamina B2 (riboflavina): 0,80 mg
Vitamina B3 (niacina): 0,17 mg
Vitamina B5 (ácido pantoténico): 0,06 mg
Vitamina B6: 0,05 mg
Ácido fólico (vitamina B9): 1,70 mcg
Vitamina A: 3,5 mcg
Vitamina E: 0,01 mg
Proteínas: 3,5 g
Total de gorduras – 3,5 g
Gorduras saturadas: 0,25 g
Gorduras monosaturadas: 0,375 g
Gorduras polisaturadas: 0,60 g
Hidratos de carbono: 2,5 g
Fibra: 1,5 mg
Isoflavonas: 10 mg
Cálcio: 4,5 mg
Ferro: 0,75 mg
Magnésio: 22 mg
Fósforo: 55 mg
Potássio: 160 mg
Sódio: 14 mg
Zinco: 0,25mg
Cobre: 0,14 mg
Manganês: 0,2 mg
Selénio: 1,5 mcg
Vitamina B1 (tiamina): 0,17 mg
Vitamina B2 (riboflavina): 0,80 mg
Vitamina B3 (niacina): 0,17 mg
Vitamina B5 (ácido pantoténico): 0,06 mg
Vitamina B6: 0,05 mg
Ácido fólico (vitamina B9): 1,70 mcg
Vitamina A: 3,5 mcg
Vitamina E: 0,01 mg
Análise nutricional do leite de vaca (por 100g):
Pasteurizado Integral
Calorias: 61 Kcal 63 Kcal
Glicídios: 4,90 g 5 g
Proteínas: 3,60 g 10 g
Lipídios: 3,00 g 3,5 g
Cálcio: 123 mg 114 mg
Fósforo: 96 mg 102 mg
Ferro: 0,10 mg 0,10 mg
No leite de vaca, de facto o cálcio é mais elevado do que em outros leites, mas o nível de absorção do cálcio neste leite é só de 32%, enquanto que nos leites vegetais é de 50 a 70%.
Proteínas
O leite de vaca é considerado uma boa fonte de proteínas. Mas, na realidade, o excesso de proteínas animais pode provocar a perda de cálcio do corpo.
Cada chávena de leite fornece cerca de 9 g de proteínas, mas que causam a perda de 9 mg de cálcio pela urina. Uma pessoa que não inclui proteína animal na alimentação pode ter menor necessidade de cálcio. Por exemplo, um vegano/vegetariano que consuma uma dieta sem proteínas animais e pobre em sódio pode precisar apenas de 500 mg de cálcio por dia. Quem consome uma dieta rica em proteínas e sódio pode precisar de até 2000 mg de cálcio por dia.
O leite de vaca é considerado uma boa fonte de proteínas. Mas, na realidade, o excesso de proteínas animais pode provocar a perda de cálcio do corpo.
Cada chávena de leite fornece cerca de 9 g de proteínas, mas que causam a perda de 9 mg de cálcio pela urina. Uma pessoa que não inclui proteína animal na alimentação pode ter menor necessidade de cálcio. Por exemplo, um vegano/vegetariano que consuma uma dieta sem proteínas animais e pobre em sódio pode precisar apenas de 500 mg de cálcio por dia. Quem consome uma dieta rica em proteínas e sódio pode precisar de até 2000 mg de cálcio por dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário