Os benefícios do mel envolvem o fortalecimento do sistema imunitário, auxiliar o processo de digestão e também atuar no funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais.
O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais, como o potássio e o magnésio, que são importantes para a saúde. O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.
O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.
O principal benefício do mel para a saúde é melhorar a resistência do organismo às gripes e cvonstipações, por exemplo, porque o mel combate os micróbios e é anti-séptico. Assim, o mel é indicado para:
- Prisão de ventre - pois ajuda o intestino a se movimentar
- Má-digestão e úlceras gástricas - porque tem enzimas que facilitam a digestão
- Bronquite, asma e dor de garganta - pelas suas características anti-sépticas
O substrato produzido pelas abelhas apresenta ainda ação antioxidante, que promove maior proteção ao organismo contra os danos causados pela formação diária de radicais livres. Os polifenois são as substâncias responsáveis por essas propriedades: quanto mais escuro o mel, maior a quantidade de polifenois e melhor seu poder antioxidante. Os principais são os flavonoides (como aquercetina, luteolina, kaempferol, apigenina, crisina e galangina) e ácidos fenólicos. Estas substâncias combatem os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim previnem o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras.
É importante também saber que o mel não é apropriado para crianças de menos de 3 anos de idade por causa do perigo de botulismo causado por contaminação, nem aconselhado para diabéticos, devido ao alto teor em carboidratos, como sacarose.
Os benefícios do mel com canela são auxiliar na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
Os benefícios do mel com limão são prevenir o aparecimento de gripes e constipações, pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.
Sem comentários:
Enviar um comentário